Como perder o medo de dirigir - Dicas para perder o medo de dirigir



É comum ouvir de pessoas a seguinte frase: “Será que eu ainda aprendo a dirigir? Eu ainda tenho solução?”.
Observa-se que o sonho de dirigir ainda parece uma realidade distante para muitas pessoas, especialmente as mulheres que já possuem habilitação há alguns anos, e que, por motivos pessoais, nunca dirigiram e agora se sentem inseguras para voltar a conduzir veículos na idade em que se encontram.

Os relatos vão desde a ideia de que já passaram da idade, que “dirigir é para pessoas jovens”, ou que não se consideram mais capazes de aprender.


Temem ainda não ter a agilidade física adequada para controlar os pedais e realizar manobras, apresentam insegurança quanto ao seu desempenho ao volante, alguns até questionam sua real capacidade de tomar decisões rápidas no trânsito.
É importante ressaltar que somos capazes de aprender em todas as fases da vida, com o aumento da idade, entretanto alguns ajustes devem ser feitos: motoristas com até 65 anos devem renovar a carteira de habilitação a cada cinco anos, após essa idade a renovação deverá ser feita a cada três anos.


 

  È muito importante identificar a causa de sua ansiedade. Ele começou a dirigir recentemente? Seu carro está caindo aos pedaços? Sofreu um acidente um curto espaço de tempo? Ou simplesmente ainda não confia plenamente em suas habilidades de condução?
Depois de identificar a raiz do problema, procurar ajuda e tentar mudar a sua maneira de pensar. Se o medo surge de trauma, considere a ajuda de um terapeuta.


FICA A DICA:

 

  • Deixe o seu carro confortável. Ajuste o assento de espelho, e tudo o que pode incomodá-lo ou deixe você desconfortável;
  • Peça a um amigo para acompanhá-lo em viagens curtas;
  • Ouvir música. O princípio em volume baixo, para não distrair, mas pode aumentar quando você se sentir mais seguro;
  • Comece devagar. Dê uma volta no quarteirão dirigindo sozinho, então, gradualmente, aumentar a distância gradualmente para onde você se sinta confortável.



Outra dica é conversar com o seu médico ou farmacêutico sobre possíveis interações medicamentosas ou efeitos colaterais que podem afetar na condução de veículos e realizar exames oftalmológicos anualmente.
Procurar um centro de treinamento especializado é primordial para tornar esse sonho possível, às vezes esse sonho ficou adormecido por muitos anos e quando se percebe os filhos já cresceram; o marido que antes dirigia para todos os lugares agora necessita de ajuda de terceiros e a frustração de não dirigir encontra-se novamente presente.
Um serviço personalizado que contemple um trabalho psicológico, prático e metodológico é recomendável, pois é necessário compreender o momento em que se encontra e como adequar o dirigir nessa nova fase da vida, quais são suas limitações e como lidar com elas ao dirigir.


Labels:



Leave A Comment:

Comente neste blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.
Design by webbilgi.org