Sem dúvida, a tarefa de fazer sabonetes artesanais não é muito fácil, pois requer tempo e mexer com diversas substâncias com medidas precisas. Uma alternativa boa e simples de ainda assim fazer sabonete artesanal é reciclando pedacinhos que sobraram.
Sabe quando o sabonete já está pequeno demais para continuar usando? Ao em vez de jogar fora, guarde-os para reciclar mais tarde. Além de ser algo muito barato, é possível criar as mais diferentes barras personalizadas, basta usar a criatividade.
![]() MATERIAIS
A lista de materiais é bem pequena, já que o principal ingrediente é formado por sobras.
PASSO A PASSO
Primeiro devemos ralar as sobras, pegue o ralador em mãos (não use o mesmo da cozinha, pois alimento e produtos químicos não combinam) e rale os pedaços dos sabonetes que deseja reciclar. Não tem um ralador especial para artesanatos? Outra forma de fazer é usar uma faca e cortar pequenas fatias (se for grosso não vai derreter).
O próximo passo é colocar em alguma forma e deixar sobe banho maria – para quem não conhece a técnica, é encher uma panela com água e colocar a forma dentro para não entrar em contato direito com o fogo. Leve ao fogão.
Para não deixar queimar, use a colher de madeira para mexer ocasionalmente. Uma dica opcional para deixar perfumado é usar erva doce e para fazer um sabonete esfoliante coloque aveia (também é excelente para a pele).
Agora que o sabonete já está derretido, coloque em moldes ou forminhas, lembrando que este será o tamanho que a barra ficará. Antes, para facilitar a retirar depois, unte com óleo de cozinha. Deixe endurecer e depois retire, passando por mais um período para secar completamente.
Caso você não tenha os moldes adequados, pode deixar endurecer diretamente na forma que usou para derreter. Quando estiver próximo de endurecer completamente, use a faca para recortar triângulos.
![]()
Por fim, você pode colocar no seu banheiro ou dar de presente decorando para deixar ainda mais bonito. Pode colocar em uma caixinha, embrulho ou simplesmente enrolar uma fita e colocar no nó algum detalhe especial.
Bem simples, não? O bacana que isso ajuda a conter o desperdício e a natureza agradece.
|
Labels: ARTEZANATOS